Semana passada, recebi uma ligação do banco onde tenho conta. Atendi, imaginando ser meu gerente, mas era uma mocinha, provavelmente de algum Call Center, informando, toda simpática, que devido ao meu bom relacionamento com o banco, gostaria de me oferecer a oportunidade de aderir à “Super Poupança” (acho que era esse o nome). Como gosto de poupar, dei corda, e ela continuou: “Durante 36 meses, seriam descontados R$ 120 mensais (menos de um cafezinho por dia!) de sua conta. Com isso, o senhor concorreria a sorteios de R$ 120 mil todo mês. Veja, são mil vezes mais do que o investimento, e ainda receberia seu dinheiro de volta após o período contratado”.
Aí eu fiz aquela perguntinha cuja resposta eu já sabia: “Recebo tudo o que paguei, corrigido?”. “O senhor receberá 90% do que pagou.” Continuei: “Posso parar de pagar antes do prazo?” “Pode, mas o período de carência para resgate é de 18 meses. Antes disso só terá direito a metade do que foi aplicado. Mas pense no que o senhor pode ganhar todo mês! Vamos dar uma chance à sua sorte?”
Será que é dar uma chance à sorte? Ou será a certeza de azar? Apesar de batizarem com um nome alusivo à poupança, o que o banco queria empurrar era apenas um dos maiores micos já inventados pelo sistema financeiro: um título de capitalização, que é muito mais parecido com um bilhete de loteria do que com uma aplicação financeira séria, já que seu maior apelo são os sorteios, sejam eles em dinheiro ou mercadorias. A propaganda oferece os prêmios quase como uma certeza, mas sabemos que a probabilidade de ganho é microscópica. Alguns poucos ganham, mas todos pagam (e pagam caro), para comprar essa rifa mensal. Vale a pena dispensar o rendimento que esse dinheirinho pode produzir, em nome de uma aposta? Ainda por cima pagando multa em caso de resgate antecipado?
Mas, se você tiver dúvidas, ou ficar tentado por alguma “oportunidade imperdível” oferecida pelo seu banco, consulte o site da SUSEP (Superintendência Nacional de Seguros), que é quem regulamenta os títulos de capitalização. O endereço é WWW.susep.gov.br. Vá até a página “Capitalização”, e veja as perguntas mais comuns, e suas respostas. E, se decidir comprar esse bilhete, boa sorte...