É impressionante o quanto a classe média brasileira evoluiu em termos de educação financeira desde que abracei essa carreira, vinte e poucos anos atrás. O cuidado em evitar dívidas, investir melhor e enxugar o orçamento de desperdícios é visível. Pode-se dizer que seja esse o trio de ouro do Planejamento Financeiro do brasileiro médio. Mas é curioso como outros aspectos da prosperidade ainda são verdadeiros tabus na sociedade: liberdade financeira, ambição, riqueza. Se desendividar é virtude, enriquecer é pecado. Prosperar é uma arte, ambição é ganância. Até chegamos a distorcer as palavras da Bíblia. “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino do Céu” significa que, ao chegar ao Paraíso, ninguém será julgado pelo que teve, mas pelo que foi. Mas foi traduzido para “Bem-feito! Quer ser rico agora? Pois vai queimar no fogo do inferno”.
Seria muito saudável se quebrássemos esse paradigma. Buscar a própria riqueza, com ética e retidão de caráter, é uma atitude que deve ser enaltecida e alimentada desde cedo. E compartilhar suas ambições de maneira clara contribuiria para que mais pessoas passassem a buscar enriquecer também. Quanto mais gente estiver do seu lado na sua escalada, mais curta ela será até o topo. E mais gente chegará lá junto com você. É mais combustível para a corrente do bem.
E a roda gira com mais força em todos os sentidos. Quando você monta e alimenta um bom plano de investimentos, você está alimentando um estoque de riqueza na instituição financeira escolhida para a custódia desse patrimônio. É ele que vai permitir a essa instituição oferecer crédito a quem deseja empreender. Quanto mais fundos disponíveis, menores podem ser os juros cobrados desses empreendedores. Quanto mais gente empreendendo, mais empregos surgem no mercado de trabalho. Assim, os empreendedores enriquecem e podem investir mais, os colaboradores podem ser melhor remunerados e enriquecer, e estará instalado o círculo virtuoso. Quem diria! Aquela atitude “execrável” de ter ambição na verdade é o motor que multiplica o enriquecimento de todos.
Não existe nação rica com o povo pobre. Ambicionar uma vida melhor não é devaneio, mas obrigação de todo cidadão. Sua família e seu futuro vão agradecer. O que pode parecer egoísmo aos de visão curta reverterá em liberdade financeira para você e para os que você ama. Ser condescendente com atitudes “generosas” no presente pode ter sérias consequências no futuro. Ser pródigo hoje comprometer seu legado amanhã.
E essa cultura deve ser estendida para o trabalho também. Que tal deixar de lado o pensamento “sessentista” de ver o trabalho como exploração do trabalhador pelo capitalista, e substituir pela oportunidade de enriquecer social, cultural e financeiramente? O mercado de trabalho importa tanto quanto sua carreira. E sua carreira importa tanto quanto sua família. Cada hora que o mercado e a carreira exigem de dedicação é uma hora a menos de presença junto à sua família. Se, para você, essa hora só serve para enriquecer o seu patrão, fica impossível ter prazer no trabalho. E sem prazer, fica impossível se dedicar com a finco. E sem se dedicar, fica impossível enriquecer. Pronto, estará instalado o círculo vicioso da exploração sem resultado. Na ponta da linha, vale a frase dita em tom de desabafo: “eles fingem que me pagam, e eu finjo que trabalho”.
Não existe egoísmo quando todos buscam o enriquecimento. O empresário que obtém o máximo da capacidade de seus colaboradores está buscando maximizar o lucro de seus acionistas, e isso é bom. Os acionistas, ao lucrarem mais, investirão mais e melhor, gerando riqueza para si mesmos, e para o sistema financeiro, que poderá financiar mais novos empreendedores, com custo menor. Esses empreendedores gerarão mais empregos, fazendo com que os colaboradores que se destaquem sejam mais procurados e desejados, e com isso melhor remunerados. Essa melhor remuneração propiciará maior capacidade de poupança e enriquecimento, o que refletirá em mais qualidade de vida para todos. Ufa!
Resumo da ópera: uma sociedade saudável passa, necessariamente, pela busca constante do enriquecimento. Sem egoísmo, sem hipocrisia. Ambicione, cresça, enriqueça! Sua família agradece, seu patrão agradece, seu colaborador agradece, seu futuro agradece. E o País cresce!